quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Recordações do meu Natal de miúda

- O pinheiro que o meu pai trazia na motorizada para eu enfeitar com a minha mãe

- As músicas que eu ia ouvir e cantar na casa dos “compadre” mesmo ao lado da minha (o Sr. Rosado tocava gaita de beiços e o Carlinhos piano)

- Os bolos de amêndoa

- A roupa que eu estreava no dia 25 de Dezembro para ir à missa de Natal

- O beijar do Menino Jesus

- O presépio gigante da casa da avó da minha amiga-irmã (a Sr. Mª J. Gago)

- Uma boneca preta que um amigo do meu pai me ofereceu uma vez

- A ansiedade com que eu esperava pelo livro que me era oferecido no Natal

- As canções de Natal que eu “gritava” no pátio da minha casa

- O reclame d' "A minha agenda, a minha agenda"

- Ver os manos e a mãe sorridentes nessa noite em que estávamos especialmente juntos

- A falta, que mais tarde, o meu pai fazia em casa (e o pinheirinho que deixou de chegar de motorizada)

- O Menino Jesus é que sabia se nos portávamos bem para receber presentes (não cresci com o Pai Natal, nem me lembro da primeira vez que ouvi falar dele)

- As estrelas em papel de lustro que fazíamos na escola primária com a Professora Elizabete, para enfeitar as janelas da sala de aula

- As filhós e as rabanadas que a minha mãe fazia

- Assistir ao Natal dos Hospitais na Televisão

- Passar a tarde de 25 enrolada na manta no sofá a ver Televisão

- Um Natal especial em que fomos passar a quadra natalícia com a família de Lisboa (primos, tios, avós…). Eramos tantos!!! Foi tão bonito (mas não gostei do bacalhau com couves da Tia Conceição) e nessa noite o meu mano Jorge cantou o fado e pôs a família de lágrima no olho

- Os chocolates que enfeitavam a árvore de Natal e que depois do Dia de Reis eu podia ir comendo (até perceber que afinal não gostava de chocolate, por isso duravam tanto tempo até se estragarem!)

- O musgo que se colocava no presépio e as searinhas 

- A visita ao presépio dos Bombeiros Voluntários

Sem comentários:

Enviar um comentário