segunda-feira, 15 de abril de 2013

Síndroma domingueiro

Há uns anos atrás, vivia os fins-de-semana um pouco em angústia. Pensava demasiado no trabalho: nas coisas que tinham corrido mal ou bem na semana anterior e o que tinha para fazer na semana seguinte.
Não era melhor ou pior profissional por isso, mas vivia muito focada nas responsabilidades profissionais e às vezes colocava demasiada carga nas minhas costas sobre o trabalho.
Sabia que isto era mau, sobretudo porque não desfrutava dos 2 dias que deveriam ser de descanso, lazer e convívio.
Com a chegada dos filhos e a vontade tremenda de aproveitar estes 2 dias, fora do escritório, para a família e para mim (quando é possível), esta opressão de fim-de-semana foi lentamente desaparecendo.
E eu consegui esta pequena vitória de na sexta-feira, por volta das 20H, conseguir ir desligando o modo trabalhadora por conta de outrem e ir aproveitando as refeições em família com mais tempo, com maior qualidade, a preguiça matinal com os miúdos a saltarem na nossa cama, os momentos de namoro, os passeios… e esta tranquilidade é muito boa e é importante para recargar energias para a nova semana de horários apertados e de responsabilidades, às vezes aborrecidas!
Mas e porque isto à sempre um ‘mas’ na nossa vida, agora sofro daquilo a que chamo o ‘síndroma domingueiro’. Nos domingos ao final da tarde, fico, inconscientemente, com um humor diferente, uma certa neura, por saber que o fim-de-semana está a chegar o fim!
Agora preciso de aprender a reagir positivamente a este meu ‘síndroma domingueiro’.
Se alguém me puder dar umas dicas, eu agradecia… :-)

1 comentário:

  1. Finalmente percebi a quem fui buscar o "síndroma domingueiro" pois, também sofro do mesmo. É impressionante como ao Domingo encaixamos na nossa cabeça que o terror de uma nova Segunda-Feira, está a chegar. Eu também fico logo com um humor diferente e, adorava ter um botão "on-off" que pudesse ligar e desligar do stress do trabalho sempre que é necessário.

    ResponderEliminar